Eu sei que a sensação de que o tempo tá passando rápido é bem comum. E você já deve estar cansada de se sentir perdida e sem direção. Ou de escrever várias metas que nunca saem do papel. Nesse post, vou te mostrar o meu método para criar um plano de ação para 2025 e alcançar todos os seus objetivos.
Se você aplicar os 3 passos práticos desse post vai começar o próximo ano de forma mais leve e com mais foco nos seus objetivos.
- olhar para dentro | AUTOCONHECIMENTO
Eu sempre falo sobre a importância do autoconhecimento e de ter muito bem definidos quais são seus valores inegociáveis. Esse passo é essencial para direcionar todos os próximos passos então vamos começar olhando pro ano que está acabando e nos fazendo algumas perguntas.
Você vai pegar seu caderninho ou uma folha em branco e vai responder às perguntas:
- que momentos esse ano me fizeram sentir viva, em paz e conectada comigo?
- o que me fez bem?
- o que eu fiz em 2024 que eu quero fazer diferente no próximo ano? (apenas coisas que estão no seu controle mudar)
- que coisas eu desejo manter e reforçar em 2025?
Muito bem, agora você precisa definir quem será a sua versão 2025.
- Que habilidades, hobbies ou hábitos você gostaria de incluir na sua identidade?
- Como você gostaria que fosse sua rotina?
- O que eu preciso fazer para isso?
- Quais os meus motivos para desejar isso? (ter bons motivos e relembrar isso ao longo do ano é o que vai te dar motivAÇÃO para alcançar suas metas).
Ótimo! Agora que você já analisou o que te faz feliz e o que você quer fazer diferente estamos prontas para o passo 2.
- desapego
Deixar ir coisas e pessoas que não fazem mais sentido vai tornar sua vida mais simples e leve. Neste post vamos nos apegar ao desapego em 3 áreas da vida:
- desapego físico: fazer aquela organização geral da casa. É a famosa seleção do que fica, o que vai para doação ou venda e o que vai para o lixo. A regra é: se eu uso, se tem alguma utilidade, nem que seja me deixar feliz, o objeto fica. Se não não tem nenhuma utilidade, seja pelo motivo que for, não existe motivo para guardar. Uma coisa que eu gosto de aplicar por aqui quando faço esse tipo de organização é, se eu tenho dúvidas sobre a utilidade de alguma coisa e fico com medo de me desfazer eu guardo por mais um tempo. Se em 1 ano eu não usar aquilo eu coloco para doação ou venda.
- desapego eletrônico: começando pelas redes sociais. Analise as pessoas que você segue e deixe de seguir pessoas que te fazem se sentir mal, ou que te geram muita comparação. A pessoa pode ser ótima, mas a forma como ela vive faz você sentir que nunca é boa o suficiente. Se você não consegue ficar bem consumindo o conteúdo de alguém não faz sentido continuar seguindo. Saia dos grupos que não fazem sentido e que você não consegue acompanhar. Isso é libertador!
- desapego emocional: esse é o mais difícil. Precisamos deixar ir a nossa versão antiga. Precisamos deixar ir relações que não fazem mais sentido e que só nos fazem mal. Isso não é sobre achar que as pessoas são descartáveis, mas é sobre não passar por cima de si mesmo para se encaixar em relacionamentos que te adoecem. A Bíblia fala: ame ao próximo como a si mesmo, não mais do que a si mesmo. Precisamos nos amar e nos cuidar para estar em relacionamentos saudáveis. E as pessoas que nos amam de verdade vão continuar na nossa vida mesmo que a gente aprenda a estabelecer nossos limites saudáveis. As relações que realmente valem a pena vão continuar se fortalecendo mesmo quando a gente a aprende a respeitar nossos limites.
- estabelecer metas alinhadas com meus valores pessoais
ter metas vai simplificar a sua vida porque vai te ajudar a direcionar suas ações e suas prioridades.
Em resumo: autoconhecimento + desapego + metas = vida simples.
Se esse post te ajudou de alguma forma, me conte nos comentários.
A gente se “vê” no próximo post. Tchau, beijo