Talvez hoje esteja sendo mais um dia em que você simplesmente não conseguiu levantar quando despertador tocou, passou mais tempo no celular do que deveria, comeu menos alimentos saudáveis do que seu corpo precisava e, consequentemente, foi menos produtiva do que gostaria. Você acredita que não é capaz de mudar esse ciclo de planejar uma semana perfeita e produtiva no papel, mas nunca conseguir realizar nem 1/3 das coisas que você se propôs!
Bem vinda ao clube das procrastinadoras que estão no processo de concluir seus projetos e metas no passinho de uma tartaruga, mas que não desistem de tentar.

Eu já falei em outros posts sobre a importância do autoconhecimento e, mais uma vez, ele aparece como uma ferramenta essencial para te ajudar a parar esse ciclo de procrastinação que te faz acreditar que você é preguiçosa.
Ter clareza das causas da SUA procrastinação te coloca um passo mais distante desse ciclo que destrói sua autoestima.

Vamos começar entendendo de onde vem a procrastinação, quais costumam ser as causas dela e também vamos refletir sobre possíveis formas de burlar a nossa procrastinação.
Causa 1: perfeccionismo
esperar a situação perfeita, o momento perfeito.
Não existe a situação perfeita, mas você pode criar a melhor situação possível simplesmente por começar a agir.
Pense em quais são as coisas que você tem procrastinado por esperar a situação perfeita.
“Ah, eu não vou fazer exercícios porque não tenho tempo ou porque não tenho dinheiro para pagar uma academia”
Comece com 10 minutos por dia em casa acompanhando vídeos no youtube. Você não precisa nem ter uma roupa própria, pode até fazer exercício de pijama. Mas comece!
“Ah, eu não como saudável porque é caro e eu não tenho dinheiro para ir num nutricionista”
Comece tirando ou reduzindo algum alimento que você sabe que não é saudável. Apenas comece!
“Ah, eu não posto vídeos no YouTube porque não tenho um cenário legal, porque eu não tenho uma câmera boa, porque eu não sei falar com a câmera.”
Se você já tem uma mensagem que queira compartilhar, só comece do jeito que dá.
Eu sei que é muito difícil porque a gente não quer fazer coisas que a gente mesmo criticaria. Mas se a gente continua procrastinando o início de coisas importantes, que poderiam melhorar nossa qualidade de vida, enquanto não nos sentimos prontos o suficiente, nunca vamos começar porque a situação perfeita nunca vai existir e você nunca vai colher os resultados positivos de ter entrado no processo.
Eu acredito demais que ser alguém melhor é um processo e se você só começar esse processo de progresso essa já é a sua recompensa!
causa 2: medos
“O que pode acontecer se eu fizer isso?”
“E se eu fracassar de novo?”
“O que as pessoas vão pensar de mim?”
“Eu não sou capaz. Não sou boa o suficiente. É melhor nem tentar.”
O que pode te ajudar a parar o ciclo da procrastinação nesse caso é olhar com atenção para o que te causa medo. Mais um vez eu vou falar sobre a escrita. Escrever sobre quais são os medos que estão te paralisando pode te ajudar a ter clareza sobre o que está só na sua cabeça, mas também te ajuda a dar voz para os seus medos, entender do que eles estão tentando te proteger. porque, na maioria das vezes, nossos medo vieram de algum lugar, de alguma situação que já vivemos antes.
Então nós precisamos olhar para o medo e perguntar:
De onde você veio?
Do que está tentando me proteger?
O que faz sentido e o que está acontecendo só na minha cabeça?
Outra coisa que pode te ajudar é fazer uma lista de prós e contras, ou de medos x motivos para agir (motivAÇÃO).
Vou te trazer meu exemplo pessoal. Essa foi a minha lista de medos x motivos para agir quando pensei em começar meu canal no YouTube. ⬇
lista de medos:
“Eu estou com muito medo de começar a postar vídeos no YouTube porque não sei se vou ser boa o suficiente.”
“Tenho medo do que as pessoas vão pensar.”
“Tenho medo de ser mal interpretada quando eu disser algo.”
lista de motivos para agir (motivAÇÃO):
“Começar e entrar no processo pode me tornar boa nisso.”
“Eu vou ter muitos aprendizados legais.”
“Esse trabalho com as redes sociais pode me dar mais liberdade financeira para realizar o meu trabalho voluntário de qualquer lugar e vai trazer mais liberdade de tempo para mim e para o Erik.”
“Mesmo que eu seja mal interpretada algumas vezes posso sempre pensar em formas melhores de explicar algo ou apenas entender que as pessoas podem ter uma visão de vida diferente e isso não é sobre mim.”
Ter bem claros quais são os seus motivos para agir vai te ajudar a lidar com os medos e sair da procrastinação.
causa 3: falta de informação ou achar a tarefa muito difícil
Não saber exatamente o quê você precisa fazer ou olhar pra uma lista gigante de tarefas costumam ser grandes causadores de procrastinação.
Então se você quer, ou precisa, fazer alguma coisa é muito importante procurar saber exatamente tudo o que se espera de você nessa tarefa.
Se a tarefa é muito difícil você pode dividir em tarefas menores que te ajudem a simplesmente começar.
Mais uma vez o exemplo aqui do canal no YouTube. Para começar meu canal eu assisti muito conteúdo sobre como começar um canal no YouTube. Como fazer um roteiro? Como gravar? Como fazer títulos e thumbs? Como editar? Mas eu também separei essa grande tarefa em partes menores. Primeiro, só defini sobre o que eu iria falar. Depois, ideias para os primeiros vídeos. Depois, pesquisar referências de thumbs e títulos. Depois, referências de como iniciar o vídeo, o que falar? E assim por diante.
Se eu pensasse em fazer tudo de uma vez ou não tivesse procurado informações suficientes sobre como começar eu ainda estaria procrastinando esse projeto que demorou alguns anos pra sair da minha cabeça.
Então faça isso: entenda o que está envolvido na tarefa ou no projeto que você vai fazer e divida em tarefas menores se fizer sentido.
causa 4: cansaço
Exatamente! Ás vezes você acha que é preguiçosa, mas só está precisando de um descanso.
Amiga, dá uma olhada pra sua rotina. Você dorme o suficiente? Está se alimentando bem? Bebe água? Isso é básico! Cuidar da sua saúde física e mental precisa ser prioridade se você quer ter energia pra realizar todas as suas tarefas.
Se você não está fazendo nada disso comece aos poucos e tente automatizar esses hábitos, deixar eles mais fáceis de executar.
Para beber mais água, compre uma garrafa e a deixe sempre por perto.
Para dormir mais cedo crie um modo automático no seu celular para iniciar a rotina noturna. Comece a se desconectar depois das 20:30h.
Para se alimentar melhor não tenha em casa os alimentos que você quer reduzir o consumo, deixe para comer só fora de casa.
Dica bônus:
Tenha um bom planejamento. Tenha um lugar para anotar suas tarefas. Seja um planner, uma agenda no celular, um bloco de notas, não sei, o que fizer sentido pra você. Mas não deixe de planejar o que é prioridade, o que você não pode deixar de fazer essa semana, esse mês. Tenha bem claro o quê e porque você vai fazer cada uma das coisas.
Enfim, a clareza é o antídoto para a procrastinação.
Olhe para o que causa a SUA procrastinação e aplique o que leu neste post. Eu tenho certeza que você vai conseguir melhorar muito a procrastinação na sua vida
A gente se “vê” no próximo post. Tchau, beijo.
